21/09/2019 - Assessoria de Imprensa

GIGABIT OU GIGALAN


Em matéria de navegação ou utilização de sistemas em nuvem, é o sonho de todas que usam internet, seja de forma profissional ou pessoal.

GIGABIT OU GIGALAN

Mais velocidade! Em matéria de navegação ou utilização de sistemas em nuvem, é o sonho de todas que usam internet, seja de forma profissional ou pessoal.

Nesse âmbito o termo GIGABIT Ethernet ou GIGALAN ocupam cada vez mais espaço e representa a capacidade de redes trafegarem dados na velocidade de 1 GB/s (1 gigabit por segundo), a evolução é tão rápida que a velocidade já alcança os 10GB/s. Vale ressaltar que isso já é comum em médias empresas, porém, as velocidades já são bem superiores em grandes empresas, onde um cabo de fibra ótica pode ter uma transmissão de dados superior a 60 Gb/s, mas isso é assunto para outra matéria.

A tecnológica tem sido desenvolvida nos últimos 20 anos, surgida em 1997 está sendo aprimorada pelo IEEE (Institute of Eletrical and Electronics Engineers), nos Estados Unidos, e após muitos estudos vem se popularizando.

Quanto custa? Apesar de representar uma grande mudança na velocidade de transmissão, os investimentos não são tão altos quanto você pode imaginar. A rede gigabit ethernet suporta transmissões no modo half-duplex e full-duplex. No geral, ela é compatível com as suas antecessoras. Requisitando atualizações estruturais, já que uma grande quantidade de equipamentos já suporta a velocidade oferecida.

Não basta apenas contratar uma super velocidade de 300 Mb/s com sua operadora e seu equipamento só suportar 100Mb/s, para dimensionar e aproveitar da melhor forma a velocidade da rede, você precisa de um profissional capaz de avaliar se seu equipamento é capaz de levar essa velocidade para cada um dos usuários.